Tóquio, 17 mar (EFE).- Helicópteros das Forças de Autodefesa do Japão sobrevoaram hoje a usina nuclear de Fukushima e lançaram água no reator número 3 para esfriar as barras de combustível perto do núcleo.
A operação começou por volta das 9h48 hora local (9h48 de Brasília) e instantes depois colunas de fumaça branca começaram a sair da estrutura.
A agência "Kyodo" teme que a fumaça seja vapor de água radioativo procedente da piscina que armazena as varetas, e isso indicaria que o recipiente de segurança que protege o núcleo está danificado.
Ainda não foi informado se a operação teve êxito.
A "NHK" explicou que os pilotos têm ordens de não ficar parados para evitar serem expostos a grandes quantidades de radiação procedente do complexo.
Este plano foi criado na terça-feira pelas autoridades para tentar estabilizar os reatores com problemas, mas acabou sendo descartado por razões de segurança e pelo risco de vazamento.
Quase todos os funcionários da usina foram evacuados pelo mesmo motivo.
Além disso, um caminhão cisterna equipado com um canhão de água deve perseguir o mesmo objetivo no reator 4 e também tenta estabelecer uma nova ligação elétrica para alimentar os geradores de energia que permitem que a bomba de refrigeração funcione. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário